“Elefante na sala”, serve para descrever situações onde os envolvidos tendem a ignorar algum fato em particular, na esperança de que em algum momento tal assunto deixe de ser um incômodo, ou seja, na esperança de que sem fazer nada, o “elefante” vá embora. Basicamente se trata de ignorar um assunto até que todos o esqueçam.
No caso do projeto de lei sobre proteção de dados pessoais, ao que tudo indica, ela vem para ficar, e logo. Este projeto de lei foi criado há cerca de dez anos atrás e teve nos últimos 3 meses a sua aprovação na Câmara e no Senado, seguindo à partir de hoje (10) para sanção do presidente Temer.
Resumindo, após a entrada em vigor, todas as empresas que armazenam, processam e tratam dados de pessoas não poderão mais continuar fazendo da forma que fazem hoje, estarão sujeitas a fiscalização do órgão de controle e a aplicação de multas.
O projeto de lei prevê entre outras coisas que as empresas deverão coletar apenas os dados necessários para a prestação dos serviços, que os dados sejam mantidos apenas durante a vigência dos contratos, que o cidadão tenha o direito de solicitar o acesso, alteração ou até exclusão do seu cadastro.
Imagem retirada do site https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/07/10/projeto-de-lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-e-aprovado-no-senado
Em um momento em que as empresas tem investido fortemente em novas tecnologias, transformação digital e geração de valor para os negócios através dos seus ativos de dados, este assunto “entra na sala” e não poderá mais ser ignorado.
Entenda melhor os impactos para a sua empresa e quais os caminhos para estar em conformidade com esta nova realidade. Consulte a DataStrategy.
Pós-graduando do curso de Business Analytics & Big Data pela FGV, Marcos Palmeiro é fundador e o principal Consultor na DataStrategy, especialista em Data Driven Business Transformation, Data Compliance e Data Quality. Com mais de 15 anos de experiência nesta área, atuou ao longo deste período em projetos de Database Marketing, Inteligência comercial, Dados Não Estruturados, Qualidade de dados e Governança de Dados em grandes empresas de Telecomunicações, Bancos, Varejo, Seguros e Serviços Financeiros (Bureau de Crédito).
DataBlog