Home / Blog / O Elefante vai continuar na sala…

Blog
DataStrategy

20 out - 2019

O Elefante vai continuar na sala…

“Elefante na sala”, serve para descrever situações onde os envolvidos tendem a ignorar algum fato em particular, na esperança de que em algum momento tal assunto deixe de ser um incômodo, ou seja, na esperança de que sem fazer nada, o “elefante” vá embora. Basicamente se trata de ignorar um assunto até que todos o esqueçam.

No caso do projeto de lei sobre proteção de dados pessoais, ao que tudo indica, ela vem para ficar, e logo. Este projeto de lei foi criado há cerca de dez anos atrás e teve nos últimos 3 meses a sua aprovação na Câmara e no Senado, seguindo à partir de hoje (10) para sanção do presidente Temer.

Resumindo, após a entrada em vigor, todas as empresas que armazenam, processam e tratam dados de pessoas não poderão mais continuar fazendo da forma que fazem hoje, estarão sujeitas a fiscalização do órgão de controle e a aplicação de multas.

O projeto de lei prevê entre outras coisas que as empresas deverão coletar apenas os dados necessários para a prestação dos serviços, que os dados sejam mantidos apenas durante a vigência dos contratos, que o cidadão tenha o direito de solicitar o acesso, alteração ou até exclusão do seu cadastro.

 

 

Imagem retirada do site https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/07/10/projeto-de-lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-e-aprovado-no-senado

 

Em um momento em que as empresas tem investido fortemente em novas tecnologias, transformação digital e geração de valor para os negócios através dos seus ativos de dados, este assunto “entra na sala” e não poderá mais ser ignorado.

Entenda melhor os impactos para a sua empresa e quais os caminhos para estar em conformidade com esta nova realidade. Consulte a DataStrategy.

 

Sobre o Autor

Pós-graduando do curso de Business Analytics & Big Data pela FGV, Marcos Palmeiro é fundador e o principal Consultor na DataStrategy, especialista em Data Driven Business Transformation, Data Compliance e Data Quality. Com mais de 15 anos de experiência nesta área, atuou ao longo deste período em projetos de Database Marketing, Inteligência comercial, Dados Não Estruturados, Qualidade de dados e Governança de Dados em grandes empresas de Telecomunicações, Bancos, Varejo, Seguros e Serviços Financeiros (Bureau de Crédito).

Gostou? Compartilhe
Artigos e Notícias

DataBlog

todos os expertises
recentes primeiro
5 resultados
20.10.2019
data-driven-business
Não sei dizer quando exatamente surgiu o conceito Master Data Management (mais conhecido...
20.10.2019
lgpd
Sem dúvida nenhuma esse tem sido um dos assuntos de maior preocupação das empresas ultimamente, ou...
20.10.2019
lgpd
"Elefante na sala", serve para descrever situações onde os envolvidos tendem a ignorar algum fato em...
20.10.2019
data-quality
A expressão veio de um colaborador da IBM há algum tempo atrás, como uma abordagem simples para explicar...