Home / Data Quality

Data Quality

O problema da baixa qualidade de dados traz não conformidades de compliance (LGPD), enfraquece as iniciativas de transformação digital e Analytics, enfraquecem sua posição competitiva e disseminam a desconfiança dos clientes. Segundo uma pesquisa do Gartner, a baixa qualidade dos dados custa às empresas uma média de 9,7 milhões de dólares por ano.

Por onde começamos?

Pelo “Assessment Data Quality”. Com base na análise dos reais impactos para o negócio e solução dos problemas na sua causa raiz.

Apesar do fato da baixa Qualidade de Dados afetar diretamente os negócios, em geral as empresas não gerenciam indicadores de Qualidade de Dados e nem tão pouco tratam do problema de forma efetiva (causa raiz do problema). Em muitos casos, o problema da Qualidade de Dados quando conhecido, é tratado pontualmente dentro de cada situação (a área Financeira enriquece dados de contato atualizados para melhor efetividade do processos de Cobrança, por exemplo, enquanto o Marketing enriquece dados para segmentação e ações de relacionamento), o que torna a solução paliativa e multiplica o esforço de correção pelas demais áreas e processos que também necessitam de Dados com melhor qualidade.

Entre as falhas mais comuns na tentativa de solucionar o problema, estão o fato de Não se estabelecer um programa corporativo específico de Qualidade de Dados; Não haver padrões definidos e referência de dados para uso e desenvolvimento de aplicações e por último a “crença” da baixa Qualidade de Dados se tratar de um problema exclusivamente de Tecnologia (TI) e que pode ser solucionado com aquisição de ferramentas.

Estabelecer um programa especificamente para Qualidade de Dados torna o problema conhecido (através de Indicadores), conscientiza e promove a cultura de todos, otimiza e direciona os esforços de forma contínua e principalmente dá visibilidade do retorno (valor) das ações para o negócio.

Benefícios tangíveis

Proposta de Valor

Gestão da Qualidade dos ativos Dados como um dos principais pilares para negócios cada vez mais conectados e orientados a Dados.

– Mapeamento dos ativos de Dados, relevância e reais impactos da baixa qualidade para o negócio

Estruturação de processos internos, papéis e responsabilidades (organização)

Avaliação e seleção de Ferramentas

Planejamento das ações corretivas (higienização/enriquecimento)

Planejamento das ações (causa raiz)

Gestão por Indicadores & Monitoramento